No Brasil, o quarto mês do ano é marcado pelo Abril Verde, um movimento que busca conscientizar a população sobre as maneiras de garantir mais segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Essa data é de extrema importância, tendo em vista que os registros de acidentes de trabalho ainda são alarmantes no país. Exemplo disso é que, apenas no ano de 2022, mais de 612 mil acidentes de trabalho foram notificados. Destes acidentes, cerca de 2,5 mil resultaram em mortes, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
Os dados servem para introduzir um tema de grande relevância: o Abril Verde, sua importância e os impactos que ele pode trazer para a cultura de segurança da sua empresa.
Abril Verde: conheça a sua origem
A campanha Abril Verde é realizada no mês de abril por uma razão muito específica, que é a alusão ao dia 28 de abril.
Nesta data, há mais de 50 anos atrás, aconteceu um dos mais graves e marcantes acidentes de trabalho da história. O acidente em questão foi uma explosão em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A explosão levou 78 trabalhadores ao óbito e, como uma forma de relembrar e homenagear esses mineradores, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotou esse dia como uma data oficial da segurança do trabalho.
No Brasil, a data também foi promulgada pela Lei nº 11.121/2005, ficando conhecida como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e de Doenças do Trabalho.
Essa memória, portanto, não é uma celebração, e sim um lembrete para que as empresas possam proteger seus trabalhadores e assim, evitar que mais fatalidades ocorram.
Qual é a importância do Abril Verde para a Segurança do Trabalho?
Primeiramente, é preciso que você entenda que a Segurança do Trabalho consiste em um conjunto de medidas que devem ser adotadas em todas as empresas, inclusive a sua! Essas medidas visam minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, promovendo mais saúde e qualidade de vida para todos os colaboradores.
Dessa forma, o Abril Verde é importante para a Segurança do Trabalho por várias razões.
Um dos principais motivos é que esse movimento ajuda a conscientizar os trabalhadores sobre os riscos existentes em seus ambientes de trabalho e a importância de seguir algumas diretrizes para evitar acidentes e doenças do trabalho.
O segundo motivo é que os acidentes de trabalho são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, causando sofrimento e prejuízos financeiros para as empresas, trabalhadores e seus familiares.
Portanto, quando a sua organização investe na conscientização sobre o assunto, ela envolve mais pessoas na campanha para que todos trabalhem em conjunto, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Em terceiro lugar, a promoção do Abril Verde dentro da sua empresa traz vários benefícios para os resultados organizacionais. Exemplo disso é que, ao reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, você também observa uma queda no número de faltas e afastamentos. Consequentemente, a produtividade aumenta!
Além disso, ao cumprir com as normas da política de Segurança e Saúde do Trabalho, sua empresa fica livre de multas, autuações, indenizações e processos trabalhistas.
Como implementar a campanha na sua empresa?
Para sensibilizar e conscientizar os seus colaboradores na campanha Abril Verde, você pode apostar em ações como palestras, eventos, workshops, treinamentos e distribuição de materiais informativos.
Além disso, também é possível investir em dinâmicas que demonstrem, na prática, como os profissionais podem prevenir acidentes.
A Amplus está sempre à disposição para implementar o Abril Verde e demais ações de Segurança do Trabalho no seu negócio. Oferecemos treinamentos, palestras, programas de prevenção e organização da SIPAT, sempre com foco na segurança e engajamento dos colaboradores.
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em Saúde e Segurança do Trabalho.
Lembre-se: o Abril Verde contribui não só para a redução de acidentes, como também na prevenção de problemas como LER/DORT, problemas auditivos e visuais, distúrbios como depressão, ansiedade e muito mais.
Fontes: Agência Brasil, Conexa Saúde e Abril Verde Oficial
Comments