top of page
Foto do escritorEquipe Amplus

Ansiedade no trabalho: conheça os sinais e veja como ajudar a sua equipe


ansiedade no trabalho

Você sabia que o Brasil é um dos países com mais casos de ansiedade? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica.


A ansiedade, enquanto sentimento, pode ser causada por diversos fatores, como estresse excessivo, preocupações constantes, situações de pressão, mudanças abruptas e incertezas. Coincidentemente, todas essas características estão presentes na maioria dos ambientes de trabalho.

Por isso, é indispensável que a sua empresa não só compreenda o que é a ansiedade, como também identifique os sinais de alerta. E o mais importante de tudo: a sua organização precisa saber como agir para prevenir quadros de ansiedade entre os colaboradores.


Então siga a leitura e veja como combater a ansiedade no trabalho!

Principais sintomas da ansiedade

Existem diversos sintomas físicos, mentais e comportamentais que podem ser desencadeados pela ansiedade. É importante que os gestores e profissionais de RH conheçam esses sinais para oferecer apoio à equipe.


Desse modo, os principais sintomas físicos da ansiedade são:

  • Desconforto digestivo;

  • Náuseas ou vômito;

  • Diarreia ou constipação;

  • Taquicardia;

  • Dificuldades respiratórias;

  • Sudorese;

  • Sensação de boca seca;

  • Dor de cabeça;

  • Tonturas ou vertigens;

  • Zumbido nos ouvidos.

Já os sintomas comportamentais e psicológicos mais comuns são:

  • Sensação de medo ou apreensão excessiva;

  • Preocupação exacerbada;

  • Inquietação;

  • Insônia;

  • incapacidade de relaxar;

  • Desmotivação e cansaço;

  • Constante receio de situações futuras.


Devido ao tabu que ainda existe em relação à saúde mental, os colaboradores podem ter vergonha de expressar seus anseios. Por isso, eles oprimem o que estão pensando e sentindo, de forma que, na maioria das vezes, os sintomas psicológicos passem despercebidos.

No entanto, os sintomas físicos são mais fáceis de identificar. Além disso, qualquer mudança de comportamento merece atenção, pois pode ser um sinal de alerta para ansiedade no trabalho.

O que causa a ansiedade no trabalho?

A ansiedade no trabalho pode ser causada por diversos fatores relacionados ao ambiente e às demandas profissionais. Alguns dos principais gatilhos de ansiedade no ambiente ocupacional incluem:


Sobrecarga de trabalho: Jornadas excessivas de trabalho, prazos apertados, rotina intensa e pressões para produzir resultados podem levar a altos níveis de estresse e esgotamento.

Ambiente competitivo: A competitividade é uma boa maneira de motivar os colaboradores, mas quando isso é em excesso e acompanha comparações constantes, pode resultar no medo de falhar e ansiedade constante por resultados.


Incerteza sobre o futuro: A falta de clareza em relação a expectativas ou ao futuro na empresa podem fazer o profissional sentir-se inseguro e com constante medo da demissão.


Conflitos interpessoais: Relações tensas, boatos entre equipes, instabilidade nas tarefas e conflitos com colegas, superiores ou subordinados também são um dos principais motivos da ansiedade no trabalho.

Falta de suporte: A ausência de orientação e apoio adequado por parte dos superiores, assim como a falta de comunicação efetiva, também contribuem para a ansiedade ocupacional.

É importante ressaltar que a ansiedade é uma experiência individual e varia de pessoa para pessoa. Além disso, fatores externos, como conflitos familiares ou dificuldade financeira, também podem intensificar a ansiedade no ambiente de trabalho.

Melhores formas de ajudar a sua equipe

A melhor maneira de ajudar a sua equipe a lidar com a ansiedade no trabalho é implementar ações de bem-estar ocupacional. Além disso, é fundamental identificar os gatilhos e questões internas que podem deixar os profissionais mais ansiosos.


Para promover o bem-estar no trabalho, garanta que o ambiente de trabalho seja confortável, aconchegante e agradável. A limpeza do local, a segurança e a temperatura dele são fatores essenciais, mas não os únicos. Além disso, também é preciso investir em medidas que engajem e motivem os colaboradores, como metas alcançáveis, momentos de descontração e o devido reconhecimento profissional.

Já para mitigar os gatilhos que possam causar a ansiedade, é preciso de mudanças efetivas na cultura organizacional. Isso inclui a implementação de horários de pausas ou horários flexíveis, visando o descanso físico e mental dos colaboradores. Também é necessário orientar os gestores para não incentivarem cargas de trabalho excessivas e não submeterem as equipes a trabalhos sob muita pressão.


E o mais importante de tudo: seja uma empresa que se preocupa e promove conversas sobre saúde mental. Incentive os colaboradores a estabelecerem limites saudáveis, praticarem técnicas de relaxamento e buscarem suporte profissional sempre que necessário.

Gostou das dicas? Para mais informações como essa, acompanhe o blog e as redes sociais da Amplus: Instagram, Facebook e LinkedIn.



Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page