Quando se trata da prevenção de acidentes no trabalho, todos precisam agir de forma responsável. Isso inclui não só a ação dos gestores e supervisores, como também dos empregados.
O problema é que, muitas vezes, os colaboradores não adotam uma postura consciente e segura no ambiente de trabalho. Isso acontece porque, primeiramente, talvez eles não estejam cientes de todos os riscos ocupacionais que eles correm naquele local. Além disso, eles também não entendem que, com pequenas atitudes, podem se prevenir de acidentes que causam lesões ou até mesmo a morte.
É por isso que você precisa entender como conscientizar e engajar os colaboradores da sua equipe na cultura de segurança do trabalho. Afinal, de nada adianta fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e implementar uma série de programas de segurança, se os profissionais não abraçam essas ações.
Por isso, no artigo de hoje, você verá as dicas mais eficientes para engajar a sua equipe na prevenção de acidentes de trabalho.
1. Invista em treinamentos de segurança
Essa é a primeira e mais importante dica que a sua empresa precisa seguir para engajar os colaboradores. Os treinamentos de segurança no trabalho devem ser aplicados de maneira periódica, abordando os principais riscos e medidas preventivas a serem adotadas no ambiente de trabalho.
Esses treinamentos não apenas informam, mas também capacitam os colaboradores, fornecendo-lhes as habilidades necessárias para identificar e lidar com situações de risco de forma adequada.
Para saber quais treinamentos a sua equipe precisa fazer, consulte a Norma Regulamentadora referente à sua área de atuação. Além disso, procure apoio de uma empresa especializada em Saúde e Segurança do Trabalho, como a Amplus.
2. Promova os Diálogos Diários de Segurança
Os Diálogos Diários de Segurança (DDS) são breves reuniões feitas no início do dia para discutir temas de segurança, compartilhar experiências e reforçar a importância das boas práticas, como uso de EPI, bloqueio de máquinas, atenção no trabalho e muito mais.
Esses diálogos oferecem um espaço para a conscientização contínua dos colaboradores, permitindo que eles se atualizem sobre os procedimentos de segurança e compartilhem feedbacks relevantes.
3. Incentive o cuidado com o próximo
Além dos colaboradores cuidarem de si mesmos, também é importante que eles saibam cuidar do próximo.
Para isso, reforce à sua equipe a necessidade de observar e alertar colegas sobre comportamentos inseguros ou condições de risco. Além disso, encoraje uma cultura de cuidado mútuo, onde todos se sintam responsáveis pela segurança de seus colegas de trabalho.
4. Estimule o espírito de equipe
Quando as pessoas se sentem conectadas e valorizadas, elas são mais propensas a cuidar uns dos outros e a trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo em comum. Por isso, você precisa trabalhar em ações e atividades que estimulem a colaboração e a construção de relacionamentos sólidos entre os colaboradores.
Uma ótima maneira de fazer isso é por meio de dinâmicas ou desafios em equipe, que não precisam necessariamente estar relacionadas à segurança. Isso ajuda a fortalecer os laços entre os membros da equipe, facilitando a comunicação e a cooperação em questões de segurança.
5. Conheça e compartilhe as Normas Regulamentadoras
Como falado acima, cada área de atuação possui regras de segurança que são estabelecidas por alguma Norma Regulamentadora. Além de você conhecê-las, é importante certificar-se de que todos os colaboradores estejam familiarizados com essas normas e regulamentos de segurança para aplicar os conhecimentos no dia a dia.
Para isso, promova sessões de treinamento que reforcem a importância do cumprimento das normas e forneça materiais de referência, como manuais informativos, que podem ajudá-los a lembrar e aplicar as diretrizes de segurança.
6. Crie uma CIPA
A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que deve ser formada por representantes de diferentes áreas da empresa para discutir e implementar ações de prevenção.
Essa comissão pode auxiliar na identificação de riscos, propor melhorias e promover a conscientização sobre segurança. Realize reuniões periódicas para revisar os indicadores de segurança, discutir desafios e implementar medidas corretivas, garantindo uma abordagem colaborativa e participativa para a prevenção de acidentes.
7. Recompense metas alcançadas
Que tal estabelecer metas de segurança para incentivar a sua equipe? Essas metas precisam ser mensuráveis e fáceis de alcançar, para estimular a dedicação e o compromisso contínuo dos colaboradores com a prevenção de acidentes.
Não se esqueça de reconhecer e recompensar as equipes e indivíduos que atingirem metas de segurança estabelecidas. As recompensas podem incluir elogios públicos, certificados de reconhecimento, benefícios adicionais ou até mesmo programas de incentivo financeiro.
Como você pode ver, existem várias maneiras de engajar os colaboradores na prevenção de acidentes para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Ao adotar essas dicas, você estará incentivando uma cultura de segurança onde todos têm um papel ativo na prevenção de acidentes e na promoção do bem-estar no trabalho.
Para continuar fornecendo treinamentos, implementar programas e investir em outras estratégias de segurança ocupacional, entre em contato com a nossa equipe.
E para mais informações como essa, acompanhe o blog e as redes sociais da Amplus: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Comments