top of page
Foto do escritorEquipe Amplus

Profissão eletricista: 5 dicas de segurança no trabalho com eletricidade


trabalho com eletricidade

O trabalho com eletricidade é uma das profissões mais perigosas que existem, pois qualquer descuido pode colocar a vida do trabalhador em risco.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que os acidentes elétricos são uma das principais causas de mortes no ambiente de trabalho. Se eles já representam uma grande parcela dos acidentes ocorridos em setores industriais, imagine só o risco para quem trabalha diretamente com instalações elétricas.


Se você é eletricista ou trabalha com eletricidade, precisa conhecer os riscos relacionados à sua ocupação e os procedimentos de segurança que devem ser adotados.

É isso que você verá nos tópicos abaixo.

Principais riscos do trabalho com eletricidade

O trabalho com eletricidade ou com instalações elétricas expõe o profissional a vários riscos. É por isso que a Norma Regulamentadora (NR-10) foi criada. Ela tem como objetivo estabelecer diretrizes para a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.


Entre os riscos de acidentes aos quais o trabalhador está exposto, os principais são:

  • Choques elétricos;

  • Arcos elétricos;

  • Queimaduras;

  • Lesões por quedas.

Além disso, existem outros riscos indiretos, como incêndios, explosões, cortes, colisões e etc. Normalmente, esses acidentes ocorrem por curtos-circuitos, falhas elétricas e, em muitos casos, pelo contato direto com fios ou equipamentos elétricos energizados.


Inclusive, uma das principais causas de acidente com eletricidade se dá pelo uso incorreto ou ausência de EPI. Outros fatores que também causam acidentes elétricos são o uso de dispositivos inadequados, improviso de ferramentas e a falta de atenção ou inadequação profissional do próprio eletricista.


Dependendo da gravidade do acidente, o profissional pode vir a óbito. Por isso, é muito importante conhecer e seguir à risca as medidas de controle e segurança estabelecidas pela Norma Regulamentadora nº 10.


Abaixo, listamos os principais cuidados que o eletricista deve ter na realização das suas atividades.


5 dicas de segurança no trabalho para eletricistas


1 - Utilize os EPI’s obrigatórios da profissão

Um dos principais cuidados estabelecidos pela NR-10 está relacionado ao uso correto dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). O fornecimento desses equipamentos é uma obrigação da empresa ou do empregador, mas o trabalhador deve ter consciência da importância de seu uso.


Os principais EPI’s para o trabalho com eletricidade são:

  • Capacete Classe B;

  • Óculos de segurança com proteção contra raios ultravioletas;

  • Calçados e luvas isolantes;

  • Cinto de segurança com talabarte para trabalho em altura;

  • Roupas de algodão com tratamento retardante a chamas.

2 - Coloque em prática os aprendizados dos treinamentos

Todos os profissionais que trabalham com energia elétrica devem passar por treinamentos e capacitações da NR-10. Essa é a melhor forma de aprender sobre os riscos e as medidas de proteção para realizar suas tarefas com segurança.


No entanto, não basta apenas realizar o treinamento e deixar todos os conhecimentos de lado. É preciso colocar em prática diariamente os seus aprendizados, executando procedimentos seguros, conhecendo todos os riscos e sabendo como lidar com cada situação que pode provocar acidentes.


Observação: se a atividade for realizada em postes e redes elétricas que exijam trabalho em altura, também é preciso investir na capacitação em Normas Regulamentadoras complementares, como a NR-35, que trata da segurança no trabalho em altura.

3 - Cuide do isolamento e proteção dos equipamentos elétricos

Os equipamentos que possuem fonte de eletricidade precisam estar adequadamente isolados, protegidos e sinalizados para a segurança na atividade. Antes de realizar qualquer trabalho com eletricidade, os equipamentos que serão operados precisam ser desligados e isolados, evitando acidentes causados por energização acidental.

Além disso, as chaves, alicates e outras ferramentas devem ser projetadas para proteger contra choques elétricos.


4 - Siga as medidas de prevenção e combate a incêndios

Curtos-circuitos e sobrecargas elétricas são alguns dos acidentes mais comuns. O problema é que, se não forem rapidamente controlados, podem produzir chamas que causam incêndios em poucos segundos. Por isso, o eletricista precisa ter conhecimento das medidas preventivas que devem ser tomadas para evitar incêndios.


Os cuidados mais importantes para evitar incêndios são:

  • Ligar equipamentos apenas em tomadas que tenham a voltagem adequada;

  • Não manusear fios desencapados sem a devida proteção e isolamento elétrico;

  • Jamais fazer gambiarras nas instalações elétricas;

  • Desligar qualquer fonte de energia antes de realizar alguma manutenção;

  • Sempre ter extintores e mangueiras de incêndio por perto;

  • Ter noções de primeiros socorros e medidas emergenciais em caso de incêndio.

5 - Não improvise

Na prestação de qualquer serviço envolvendo eletricidade, você precisa ter informações claras sobre o projeto, detalhes sobre os riscos e, principalmente, equipamentos e ferramentas adequados para aquele trabalho. Se você perceber que qualquer informação foi passada de maneira correta ou que as ferramentas disponíveis não estão de acordo com a atividade, não improvise.

A autoconfiança e a tomada de decisão baseadas em “achismos” podem causar sérios acidentes. Por isso, o ideal é pausar o trabalho e entrar em contato com um supervisor para obter todos os recursos necessários para um trabalho seguro.

Em caso de dúvidas, consulte a NR-10

Como você pode ver, a segurança do trabalho com eletricidade é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e colaboradores. Enquanto a equipe de eletricistas deve ser bem treinada e comprometida em seguir os procedimentos de segurança, a empresa deve fornecer todas as ferramentas e equipamentos adequados para um ambiente seguro de trabalho.


Desse modo, tanto a empresa quanto os colaboradores devem respeitar as exigências da NR-10. Em caso de dúvidas sobre os seus direitos e deveres nas atividades elétricas, consulte a norma regulamentadora e conte com o auxílio de quem entende do assunto.


A Amplus Saúde é uma empresa especializada em Medicina e Segurança do Trabalho e pode te ajudar nessa missão. Oferecemos treinamentos de NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e demais soluções para a segurança ocupacional.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os nossos diferenciais.

E para mais informações como essa, acompanhe o blog e as redes sociais da Amplus: Instagram, Facebook e LinkedIn.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page