Muitos empresários, em busca da redução de custos operacionais, têm a equivocada ideia de que a melhor alternativa é controlar seus investimentos em ações de segurança do trabalho. Mas será que essa realmente é a opção mais vantajosa?
Nós já adiantamos que não!
Na verdade, ao adotar medidas de segurança ocupacional, como a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a contratação de técnicos de Segurança do Trabalho e a aplicação de treinamentos, você estará reduzindo custos na empresa.
A seguir, a Amplus te explica o motivo.
Como a segurança do trabalho ajuda a reduzir custos na empresa?
A segurança do trabalho desempenha um papel fundamental nas empresas, pois visa prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de promover um ambiente de trabalho saudável a todos os colaboradores.
O que muitos empregadores e gestores não sabem é que, quando as medidas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são adequadamente implementadas, elas também podem trazer a economia de recursos financeiros e humanos para as empresas.
Isso é possível porque, primeiramente, a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais evita despesas associadas a tratamentos, indenizações e afastamentos. Veja bem: um único acidente no ambiente de trabalho pode resultar em lesões graves ou até mesmo fatais, o que gera custos elevados com tratamento médico, reabilitação e até mesmo processo judicial.
Agora imagine só ter de arcar com isso várias vezes, por todos os acidentes que podem acontecer na sua empresa. São custos altíssimos que podem comprometer o crescimento do seu negócio.
Segundo a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o Brasil gasta cerca de R$ 10 bilhões por ano com indenizações e tratamentos decorrentes de acidentes de trabalho.
Então, ao investir em treinamentos, uso de EPI’s e adoção de boas práticas de segurança, a sua empresa pode reduzir significativamente o risco de acidentes e, consequentemente, os custos relacionados a eles.
Mas ainda existem outros custos que podem ser reduzidos com o investimento em segurança do trabalho.
Veja os principais:
Gastos com absenteísmo: A segurança do trabalho impacta na diminuição do absenteísmo, pois ajuda a reduzir o número de dias perdidos de trabalho devido a doenças ou acidentes. Dessa forma, sua empresa consegue aumentar a eficiência operacional e economizar os custos com a contratação de mão de obra temporária ou horas extras.
Gastos com reparos e manutenções: Certos acidentes, como incêndios ou explosões, podem causar danos materiais em equipamentos, ferramentas e produtos. Ao adotar medidas de prevenção, como sistemas de combate a incêndio, treinamentos de emergência e manutenção das instalações, você minimiza o risco de danos materiais e evita gastos com reparos e reposição de equipamentos.
Gastos com contratações: A segurança do trabalho também contribui para a melhoria do clima organizacional e a retenção de talentos. Isso é ótimo, pois reduz o índice de rotatividade de colaboradores, que implicariam em custos elevados de recrutamento, treinamento e integração de novos profissionais.
Gastos com multas e ações trabalhistas: Dependendo da gravidade do acidente, a sua empresa pode ser multada e até sofrer com ações trabalhistas. Então, além de arcar com gastos com perícias e honorários de advogados, a sua empresa também pode pagar indenizações e diversos outros custos para o trabalhador.
Como você pode ver, a segurança do trabalho desempenha um papel essencial na redução de custos nas empresas. Ao investir na segurança e no bem-estar dos colaboradores, você evita despesas altíssimas e ainda pode investir no aumento da eficiência operacional.
Portanto, não deixe de prezar pela proteção da sua equipe! Para implementar as melhores medidas de prevenção de acidentes no seu negócio, fale com a Amplus.
E, para mais informações como essa, acompanhe o nosso blog e as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Comments