top of page
Foto do escritorEquipe Amplus

Entenda o que é o SESMT e qual é a sua importância nas empresas



Existem várias ações que uma empresa deve adotar para garantir a segurança e a saúde de sua equipe. Entre essas ações, uma das principais é a implementação do SESMT - Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho.

Não sabe o que é SESMT ou está em busca de informações para implementá-lo no seu negócio? Então esse artigo é para você.

A seguir, você entenderá o que é o SESMT, sua importância para a saúde e segurança dos trabalhadores e como ele é regulamentado pela legislação trabalhista.

O que é o SESMT?

O SESMT, sigla para Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, é uma equipe criada dentro da própria empresa com o objetivo de proteger a saúde e promover a segurança dos trabalhadores. O principal papel do SESMT, portanto, é prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Para alcançar esse objetivo, o SESMT precisa realizar avaliações de risco, elaborar programas de prevenção, promover palestras, fornecer equipamentos de proteção individual (EPI), entre outras atividades.


Mas é claro que todo esse cuidado não é feito por um único profissional. É por isso que, de acordo com a NR 4, uma equipe SESMT deve ser composta por:

  • Técnicos em Segurança do Trabalho;

  • Médicos do Trabalho;

  • Enfermeiros do Trabalho;

  • Técnicos de Enfermagem;

  • Auxiliares de Enfermagem;

  • Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Além disso, conforme o grau de risco das atividades executadas na empresa, também pode ser necessário contratar brigadistas e socorristas.


O que a legislação trabalhista diz sobre o SESMT?

O SESMT foi instituído, no Brasil, em 1978, quando a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) foi criada. O propósito desta estrutura, desde aquela época, é a garantia da segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho, reduzindo o risco de doenças e acidentes ocupacionais.


Desde então, todas as regras do SESMT são definidas, instituídas e fiscalizadas pela Norma Regulamentadora nº 4 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


De acordo com essa norma, as organizações com mais de 200 colaboradores devem ter um SESMT composto por profissionais da própria empresa. Já aquelas com menos de 200 funcionários podem terceirizar essa solução ou então fazer parte de um serviço compartilhado.

Vale lembrar que o SESMT é obrigatório para qualquer tipo de empresa, seja ela privada ou pública.

Por que a sua empresa precisa de um SESMT?

A saúde e segurança dos trabalhadores é uma questão de extrema importância para qualquer organização e o SESMT é uma ferramenta fundamental para garantir isso. Esse fato, por si só, já mostra como o serviço é indispensável para todas as empresas.


Mas, para que você entenda melhor os motivos para implantar o SESMT no seu negócio, aqui estão suas principais vantagens:

  • Ajuda a diminuir os agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho;

  • Orienta e conscientiza os colaboradores sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual;

  • Planeja ações para mitigar e controlar os riscos de doenças ocupacionais;

  • Planeja ações para situações de emergência e/ou primeiros socorros;

  • Antecipa o surgimento de riscos ambientais no ambiente de trabalho;

  • Diminui riscos de afastamentos e processos decorrentes de acidentes;

  • Colabora para um ambiente organizacional mais saudável.

Ou seja: o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) traz benefícios tanto para a empresa quanto para seus colaboradores. Por isso, é uma ferramenta essencial para as ações de SST de qualquer organização.

Não perca a oportunidade de aproveitar as vantagens do SESMT. Fale com a Amplus e veja como integrar esse serviço na sua empresa.


Se esse conteúdo foi útil para você, acompanhe também o nosso blog e as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page